A Bahia vai ganhar mais quatro cursos de medicina nas faculdades federais. As contempladas serão a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), com sede em Santo Antônio de Jesus; a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufoba), em Barreiras; a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), em Teixeira de Freitas, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Afonso.
A Ufoba e a UFSBA terão, respectivamente, 80 vagas; a Univasf terá 40 e a UFRB oferecerá 60. No total, serão 260 vagas.
O curso da UFRB será no Centro de Ciências da Saúde (CCS) em 2013, segundo o reitor Paulo Gabriel Nassif. O projeto acadêmico já está pronto, informou o dirigente explicando que há uma grande dificuldade de preenchimento de vagas de médicos no interior do Estado.
A vinda da graduação contribuirá para a mudança no quadro de carência de profissionais. Há uma concentração elevada de médicos na capital e o desafio é interiorizar o curso de medicina, inclusive no Recôncavo - disse o reitor.
Atualmente a Bahia tem quatro cursos de medicina em faculdades públicas: um na Ufba e os outros três são nas estaduais do Sudoeste (Uesb), de Santa Cruz (Uesc) e de Feira de Santana (Uefs).