MEC divulga resultado do IDEB, Bahia piora, Campo Formoso melhora

idebOs dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgados nesta terça-feira (14), indicam melhora na qualidade nos primeiros anos do ensino fundamental. Os resultados, porém, não são animadores no ensino médio.

Entre 2009 e 2011, o Ideb do ensino médio subiu apenas 0,1 ponto, passando de 3,6 para 3,7. A meta nacional esperada para o período foi atingida, mas em nove estados, entre eles a Bahia, o índice piorou em relação à edição anterior.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, argumentou que “internacionalmente” o ensino médio continua sendo um “grande desafio” para qualquer sistema educacional. Ele defendeu que o currículo da etapa precisa ser reformulado porque é muito sobrecarregado. Em algumas redes de ensino, o total de disciplinas chega a 19.

“É uma sobrecarga muito grande que não contribui para você ter foco nas disciplinas essenciais, como língua portuguesa, matemática e ciências”, disse.

Falta de professores

Outro problema do ensino médio, segundo Mercadante, é a falta de professores com formação específica para algumas áreas, como matemática e ciências, além da alta concentração de matrículas no turno noturno – 30% dos jovens do ensino médio estudam à noite.

Vera Masagão, coordenadora-geral da organização não governamental Ação Educativa, aponta que o ensino médio é um nível subfinanciado. “A gente precisa de um investimento muito forte em qualidade e não é à toa que a matrícula também está aquém, poderia haver muito mais jovens matriculados no ensino médio que estão fora da escola”, disse.

Mercadante não quis comentar os resultados dos estados que tiveram Ideb inferior ao registrado em 2009. “Uma mesma região tem estados e cidades que evoluíram muito mais que outros. Há especificidades, a gestão na ponta. O professor na sala de aula, o diretor da escola, o secretário municipal. Vamos olhar essa informação e tentar tirar lições para avançar”, disse.

O ministro aposta que a educação em tempo integral pode ser uma “grande resposta” para melhorar a qualidade do ensino.

Em Campo Formoso, os resultados do IDEB foram satisfatório em destaque no Ensino Fundamental nas séries iniciais onde obteve uma média de 4,0 sendo que a meta estabelecida pelo INEP foi de 3,5 em relação a 2009 houve um aumento de 0,5. Já nos anos finais não houve nenhum aumento e manteve a mesma média de 2009 que foi 3,4.  Ficando mesmo assim acima da meta estabelecida pelo INDEP que era de 2,9.

Você pode pesquisar e ver outros resultados do IDEB. Clique Aqui para acessar o sítio.

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1 Comentários
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  1. ESTOU SUPER FELIZ POR FAZER PARTE DA EDUCAÇÃO DE CAMPO FORMOSO, PRINCIPALMENTE DA ESCOLA JOSÉ BARRETO FILHO QUE TEVE MÉDIA DE 4,6.
    BEIJOCAS!!!
    GUTIANE FARIAS

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